Acesso � informa��o#CancerDeMama#OutubroRosa2014

I Seminário Interinstitucional de Extensão em Formação de Professores de Línguas: a Integração entre a Formação Inicial


O I Seminário interinstitucional de extensão em formação de professores de línguas: a integração entre a formação inicial e continuada é um evento que surge como culminância de um conjunto de ações desenvolvidas com a comunidade de professores de línguas, através do programa Interfaces da Formação em Línguas Estrangeiras que agrega diversos projetos (Educonle, Concol e Unisale; ver http://www.letras.ufmg.br/educonle/) com práticas de formação continuada de professores de língua estrangeira. O evento será uma oportunidade de estreitamento das relações entre a comunidade universitária da FALE/UFMG e de outras instituições participantes (FAE/UFMG, IFAL, IFMG, UFVJM, UFV, UFTM, UFLA e UFU) e a comunidade escolar, representada pelo grupo de professores de inglês e português que participarão do evento. Essa integração colabora para uma aproximação ainda maior entre a universidade, através de seus licenciandos, bolsistas e voluntários de extensão, pesquisadores de iniciação científica e pibidianos e professores da comunidade escolar, especialmente da educação básica.

 

Essa aproximação movimenta sinergicamente as duas comunidades envolvidas no processo de aprendizagem mútua: nossos licenciandos aprendem mais sobre a prática docente e os docentes participam de um evento de formação, apresentando suas práticas e projetos. É uma construção coletiva de um debate em torno da formação inicial e continuada de professores de língua portuguesa e de língua inglesa para um objetivo maior: promover o ensino de línguas no entorno da universidade. Serão debatidas questões como: o contexto do ensino de línguas no Brasil, práticas de ensino desses idiomas, propostas pedagógicas bem sucedidas, a integração entre a formação inicial e continuada de professores de línguas.

 

Acreditamos que a discussão das temáticas, a interface dos conteúdos com a realidade das escolas, seus professores em prática, em formação inicial ou continuada, a criação de espaços para socialização das experiências e os questionamentos dos processos vivenciados deverão estar presentes durante todo o processo. O evento poderá se constituir como um lócus para o desenvolvimento da formação continuada pautada no diálogo entre as instituições envolvidas.


 

TUTORIAL PARA SUBMISSÃO

MODELO DE ARTIGO

MODELO DE RESUMO